imprimir

USAI, Heitor
Escultor.
Heitor Usai (1899: Sardenha, Itália - ?).

1927 – Transferiu-se para o Brasil, após ter iniciado sua formação artística em Roma, na Itália. Já no ano seguinte, participou da 35ª Exposição Geral de Belas Artes, promovida pela antiga Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), no Rio de Janeiro; evento do qual voltaria a tomar parte em edições posteriores. Participou também do 4° Salão Paulista de Belas Artes, em 1936.
Especializou-se em obras de temática religiosa, com destaque para o Monumento a Anchieta (1954), uma de suas obras mais famosas, erigido em bronze na Praça da Sé, em São Paulo. Realizou também as hermas de Dom Sebatião Leme e do cardeal Arcoverde; a imagem de Nossa Senhora de Fátima (1951), instalada na cidade de Santos (SP); e as imagens em mármore de Santo Antônio e São Francisco, pertencente à Igreja de Nossa Senhora da Paz, no bairro carioca de Ipanema, entre outras. Participou ainda da reforma da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, do município de Cantagalo (RJ). Dedicou-se ainda à realização de esculturas funerárias, como as que se encontram nos túmulos da cantora Carmen Miranda e do compositor Ari Barroso, no Rio de Janeiro.
É também de sua autoria o busto do escritor Stefan Zweig (1943), localizado em Salvador (BA), e a estátua do médico Miguel Couto, no Rio de Janeiro.


Fontes
CASA Stefan Zweig. <http://www.casastefanzweig.com.br>
ESCULTURAS e Monumentos em São Paulo. <http://esculturasemsaopaulo.blogspot.com>
HISTÓRIA e lendas de Santos. <http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0203.htm>
IGREJAS de Nossa Senhora da Paz em todo o Brasil.
< http://senhoradapaz.sites.uol.com.br/igrejas.htm>
PARÓQUIA Santíssimo sacramento. <http://www.paroquiasantissimosacramento.com>
PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1969.
< http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/Enc_Artistas/dsp_
dados_artista.cfm?id_nome=284790&cd_idioma=28555>

 

AFC