Raul Mendes Silva

 

Raul Mendes SilvaCURRÍCULO RESUMIDO

2013 - Termina o projeto
www.brasilartesenciclopedias.com.br, que engloba:

1. DICIONÁRIO DE ARTISTAS DO BRASIL, contendo 1.800 verbetes biográficos com mais de 2.000 imagens.

2. DICIONÁRIO DE ARTE INTERNACIONAL, com 1.700 verbetes e mais de 2.000 imagens, o único do gênero em português. (Patrocínio: Souza Cruz). Foi realizado um DVD com os conteúdos destes dois Dicionários e, por iniciativa da Biblioteca Nacional, distribuído a 4.000 instituições públicas de ensino, em todo o território brasileiro.

3. MUSEUS DE ARTE DO BRASIL, pesquisa que elenca mais de 900 instituições em todo o território nacional.

4. TEMAS DAS ARTES, série de curtos ensaios que representam o embrião de uma enciclopédia de estudos temáticos sobre arte brasileira.

5. GALERIA DE ARTE BRASILEIRA, com mais de 600 obras de arquitetura e artes visuais levantadas no Brasil.

(Colaboração com a designer Alessandra Gérin)

2012 – Realiza o website www.baraoheroiediplomata.com.br  com ensaios sobre a vida pública e privada do Barão do Rio Branco.

(Colaboração com o editor Raphael M. Paiva)

2009 – Cria o website www.raulmendessilva.com.br  dedicado a estudos de Relações Exteriores e História Diplomática do Brasil.

2007 - Termina o projeto do livro SOCIEDADE E NATUREZA NA HISTÓRIA DA PINTURA NO BRASIL (Patrocínio: Souza Cruz S A, Eletrobrás, Banco BMG).

2006 - Termina o projeto do livro ENCICLOPÉDIA DE BRASILIDADE, Auto-estima em verde e amarelo. (Patrocínio: BNDES).

2005 - Inicia a coordenação do projeto do BNDES Auto-estima em verde-amarelo

2004 - Termina o projeto do livro GETÚLIO VARGAS E O SEU TEMPO em colaboração com a designer Alessandra Gérin (Patrocínio: BNDES).

2003 - Edita o livro HISTÓRIA DO PODER LEGISLATIVO NO BRASIL (Patrocínio Petroquisa).

2003 - Edita o livro MISSÕES DE PAZ:  A DIPLOMACIA BRASILEIRA NOS CONFLITOS INTERNACIONAIS.
- Edição Comemorativa dos Cem Anos de Paz nas Fronteiras do Brasil. (Patrocínios: Construtora Norberto Odebrecht e Eletrobrás).

2002 - Edita o CDROM ENCICLOPÉDIA VIRTUAL DA PINTURA BRASILEIRA (Patrocínios: Finep, Eletrobrás e Grupo Peixoto de Castro).

2001 – Edita o livro HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO BRASIL (Patrocínios: Petrobras e Construtora Norberto Odebrecht).

2001 - Termina o website "WWW.DIPLOMACIA BRASILEIRA" que passa a integrar o portal do Ministério das Relações Exteriores.

2001 - Termina o projeto do CDRom "DIPLOMACIA BRASILEIRA, HISTÓRIA E ATUALIDADE", (Patrocínios : Embraer e Construtora Norberto Odebrecht).

1999- Coordena o projeto CDROM "500 ANOS DA PINTURA BRASILEIRA” de José Roberto Teixeira Leite (Patrocínio : Telerj Celular, RJ).

1998 – Edita em CDRom “HISTÓRIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL” / O Museu da Caixa / Tesouros Artísticos da Caixa. Design de Alessandra Gérin (Patrocínio Caixa Econômica Federal).

1988 - Edita e coordena a publicação em livro do ”DICIONÁRIO CRÍTICO DA PINTURA NO BRASIL”,  autoria de José Roberto Teixeira Leite.

1984 - Junto com o professor e crítico José Roberto Teixeira Leite, inicia o projeto Dicionário Crítico da Pintura no Brasil, publicado quatro anos depois.

1980 - Regressa ao Rio de Janeiro e funda a Artlivre, especializada em exposições e publicações sobre arte brasileira.

1974 - A queda da ditadura em Portugal permite sua volta aquele país, onde assume, em Lisboa, a direção editorial da Editora Ática, a centenária casa editora de Fernando Pessoa. Dirige as publicações do programa Educação pelo Desporto, no Ministério da Ação Social do governo da “Revolução dos Cravos”.

1970-74 - Superintendente da Difusão Européia do Livro SA, S. Paulo, onde dá seguimento ao trabalho de Jean Paul Monteil, continuando coleções importantes, como História do Brasil, dirigida por Sérgio Buarque de Hollanda e Boris Fausto; e Corpo e Alma do Brasil, concebida e dirigida por Fernando Henrique Cardoso.

1968 - Em Boston (EUA) participa do primeiro seminário de técnicas audiovisuais de ensino, promovido pela firma Hougton & Mifflin.

Edita a linha de economia da Cepal (Santiago do Chile) responsável pela formação de inúmeros economistas brasileiros de orientação desenvolvimentista.

1967 - Diploma-se em Filosofia pela PUC, Rio de Janeiro. Leciona Filosofia e História da Arte no Colégio Teresiano do Rio de Janeiro.

1966-69 - Diretor editorial de Forum Editora, Rio de Janeiro. Descobre nos EUA um obscuro livro intitulado Aerobics e o lança no Brasil, com o título Método Cooper. Fornece as provas do livro ao treinador Cláudio Coutinho, que consegue um esplêndido resultado, preparando fisicamente a Seleção de futebol, campeã da Copa de 1970.

1962 - Gerente de produção da Editora Fundo de Cultura, Rio de Janeiro. Ainda neste ano assume a diretoria editorial de Bloch Editores. Colabora como redator-adjunto da coluna de política internacional no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro.

1961 – Recusando-se, como oficial miliciano do exército português, a participar das guerras de independência das Colônias africanas, é condenado a 11 anos de prisão, mas consegue sair de Portugal e pedir asilo político à Suíça, Cantão de Genève. No final deste ano viaja para o Brasil para ser secretário do General Humberto Delgado, chefe da Oposição ao Governo de Salazar.

1960 – Frequenta, em Paris, o Collège de France. Assina uma coluna no jornal A Planície, de Porto Alegre, Alentejo. Nos concursos anuais da Universidade de Coimbra ganha os Prêmios de Poesia (três anos consecutivos) e de Conto (dois anos).

1958-62 - Frequenta a Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra.

1955-57 - Frequenta a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Sócio-fundador do Círculo de Artes Plásticas e do Centro de Iniciação Teatral (Citac) da mesma cidade. Estes dois organismos prosseguem em atividade até hoje. Sócio-fundador e jogador da primeira equipe de rugby da Associação Acadêmica de Coimbra.

1953 - Inicia-se no jornalismo como colaborador da Revista Vértice, de oposição ao regime político vigente no país.

1935 - Nasce em Coimbra, Portugal. Frequenta, nesta cidade, o Liceu D. João III.

***

Idiomas: francês, inglês, espanhol (fala e escreve bem); italiano, alemão (fala e escreve deficientemente)

 

Publicações

Impressas:

- Legislativo e Executivo: disposições legais (Leis e Decretos-Lei) que marcaram decisivamente os objetivos nacionais, in: História do Poder Legislativo, Logon Editora, 2004, Rio de Janeiro.

- Haia: Rui Barbosa e a Delegação Brasileira à Segunda Conferência da Paz, in: Missões de Paz, a diplomacia brasileira nos conflitos internacionais, Logon Editora, 2003, Rio de Janeiro.

- Arquivos da Diplomacia Brasileira, in: História das Relações Internacionais do Brasil, Cebri, Rio de Janeiro, 2001.

- Manifestações Artísticas no Brasil Pré-Histórico, in: Sociedade e Natureza na História da Pintura no Brasil, Rumo Certo, 2007, Rio de Janeiro.

- Os holandeses no Nordeste Brasileiro, in: Sociedade e Natureza na História da Pintura no Brasil, Rumo Certo, 2007, Rio de Janeiro.

- Artes Visuais na Era Vargas, in: Getúlio Vargas e Seu Tempo, BNDES.

***

Em modo digital in: www.brasilartesenciclopedias.com.br ou  www.baraoheroiediplomata ou www.raulmendessilva.com.br

- Artes Visuais na Era Vargas

- Carioca, (A), de Pedro Américo

- Decifrando a esfinge: o Barão do Rio Branco / Cronologia 1899-1912

- Dicionário de Arte Internacional / 1700 verbetes

- Diplomacia Imperial   1871-72, Visita dos Imperadores do Brasil a Portugal

- Ender, Pintor da Missão Austríaca

- Futurismo (O) no Brasil

- Holandeses, (Os) no Brasil

- Impressionismo: Reflexos no Brasil

- Maneirismo

- Missão Artística Francesa

- Necessidade da Arte

- Pré-História da Arte no Brasil

- Romantismo na Pintura Brasileira